21 de jul. de 2012

Desenvolvimento Humano: Adolescência

ADOLESCÊNCIA


Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida.
É a fase dos 13/14 anos até 18/20 anos.
DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO
         Com a adolescência, chega a hora em que essa relação de pertença, a garantia do afeto e a segurança da autoridade não lhe bastam mais. Não dão conta do que ocorre em seu mundo interior. A pessoa começa a experimentar sensações que não consegue nomear e não cabem mais naquelas conhecidas figuras de afeto e autoridade. Ela passa a vislumbrar a si mesma, agora já fora da relação. Antes a pessoa se definia e se bastava como filho ou filha na relação. Agora percebe que é alguém além da relação.
Quando a relação parental não mais oferece um significado completo à vida, a pessoa está entrando na adolescência. Um novo esquema corporal começa a despontar, mas, principalmente, há o descobrimento de um mundo interno, totalmente novo. Uma subjetividade, um significado pessoal para aquilo que se vive. É a descoberta da própria individualidade com o desejo de conhecer o mundo e colocá-lo dentro de si, dar-lhe um nome e sobrenome, poi é nomeado algo que este passa a existir.
Esse difícil processo de construção e reconhecimento da própria identidade será fundamental para a vda em siciedade. Só se permite a proximidade do outro quando isso não representa mais uma ameaça. E será uma ameaça enquanto não se puder definir a si próprio e se estiver sujeito à definição do outro, de uma forma diferente da que se acreditava ser. A enunciação de algo diferente daquilo que alguém usa como auto-referência pode ser altamente desetruturador nessa fase de intensa vulnerabilidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos doze aos dezoito anos. Daniel Sampaio define adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações psicobiológicas iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida.
Muitas culturas reconhecem pessoas como “tornando-se adultas” em variadas idades. Por exemplo, a tradição judaica considera como adultos (membros da sociedade) os homens aos 13 e as mulheres aos 12 anos de idade, sendo a cerimônia de transição chamada Bat Mitzvah para as garotas e Bar Mitzvah para os rapazes. Os jovens católicos de ambos os sexos recebem o sacramento da Crisma por volta da mesma idade. No Japão a passagem para a idade adulta é celebrada pelo Seijin Shiki (ou “cerimônia adulta” em tradução literal).
A legislação de cada país prevê sua idade formal de maioridade, quando adolescentes passam a ser tratados como adultos.
Os aspectos físicos da adolescência (crescimento, maturação sexual) são os componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação ao nível do intelecto (operações formais e abstractas), que o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: interessa-se por problemas de ordem moral e ética e, por vezes, adopta ideologias.
Atualmente, o conceito mais aceito é o de que não existe adolescência, e sim adolescências em função do político, do social, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guarda ainda especificidades em termos de gênero, classe e também etnia.

Psicologia dos adolescentes

Granvillle Stanley Hall (1844-1924), famoso psicólogo e educador americano, primeiro presidente da Universidade de Clark em Massachusetts, EUA, definiu este período como sendo de “tempestades e stress”, posto que conflitos nesse estágio de desenvolvimento podem ser considerados normais. A antropóloga Margaret Mead (1901-1978) atribuía o comportamento adolescente à cultura em que o jovem está inserido. Em complemento, a Teoria do Processamento de Informação não enxerga a adolescência como um estágio diferente, mas somente como parte da escalada do ganho de experiência.
Jean Piaget, entretanto, observou no comportamento adolescente um grande incremento nas habilidades cognitivas, o que pode levar a conflitos, posto que o indivíduo tem acrescidas, ainda, a razão, a necessidade de competição e a habilidade de teorizar em termos adultos - pensamento formal e pensamento abstrato.
A busca por uma identidade única é um dos problemas que adolescentes frequentemente encaram, desafiando autoridades e regras como um caminho para se estabelecerem como indivíduos. Nesse estágio, desportistas e artistas (entre outros) servem como modelos de comportamento e, por esta razão, suas atitudes são bastante criticadas pela sociedade, como numa forma de controle de seus efeitos. Isto não significa, entretanto, que a criação adequada, por pais ou outros tutores, e uma vida inspirada sejam contradições, mas discute-se o quando uma deve ceder lugar à outra.
A dualidade entre o amadurecimento do corpo e amadurecimento psicológico, frequentemente causa certa susceptibilidade à instabilidade emocional que pode levar ao consumo de drogas ou álcool, problemas mentais como esquizofrenia ou distúrbios alimentares (como anorexia e bulimia), e a problemas sociais como a gravidez adolescente. Além disso, cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles e do Instituto Nacional de Saúde Mental, ambos nos EUA, descobriram, usando técnicas de ressonância magnética, que cérebros adolescentes mudam drasticamente, inclusive com redução de massa cinzenta e aumento do volume de massa branca, o que poderia explicar boa parte dos desvios mencionados. Cabe salientar, entretanto, que estes problemas não são exclusivos de adolescentes, e que nem todas as pessoas nessa fase estão sujeitas a eles.
A Psicologia Positiva é frequentemente trazida a termo quando discutimos a psicologia adolescente. Foi observado um grupo surpreendentemente grande de adolescentes entediados, desmotivados e pessimistas quanto a seus futuros. A aproximação pela Psicologia Positiva tenta acender suas chamas interiores, auxiliando-os a desenvolver destrezas complexas dando carga às suas vidas, tornando-se socialmente competentes, compassivos e adultos psicologicamente vigorosos.

Significância social

Os adolescentes são um alvo cobiçado pelo comércio. Telemóveis, música contemporânea, jogos eletrónicos e roupas "da moda" são populares entre adolescentes, desde os últimos anos do século XX. Da mesma forma, a propaganda utiliza a imagem do próprio adolescente para vender seus produtos, buscando mostrar a idéia de jovialidade, mudança e independência.
Em muitas culturas há cerimônias que celebram a passagem da adolescência ao mundo adulto, geralmente ocorrendo na adolescência. Por exemplo, a tradição judaica considera como adultos (membros da sociedade) os homens aos 13 e as mulheres aos 12 anos de idade, sendo a cerimônia de transição chamada Bat Mitzvah para as garotas e Bar Mitzvah para os rapazes. Os jovens católicos de ambos os sexos recebem o sacramento da Crisma por volta da mesma idade. No Japão a passagem para a idade adulta é celebrada pelo Seijin Shiki (ou “cerimônia adulta” em tradução literal), marcando o Genpuku ("de idade a" ou "de maior", do japonês). Em África, muitos grupos étnicos indígenas praticam ritos de iniciação, por vezes associada à circuncisão masculina ou feminina, esta com aspetos que têm sido postos em causa, por alegadamente atentarem contra a saúde física ou mental das jovens, como a excisão do clitoris e a infibulação.

Questões de instância legal

Em muitos países, pessoas maiores de uma certa idade (18 anos, em vários casos, apesar de variar de país a país) são legalmente considerados adultos. Pessoas que têm menos que essa delimitada idade podem ser considerados jovens demais para serem considerados culpados por crime. Isto chama-se defesa da infância. O direito a votar em eleições é dado a pessoas com idade mínima entre 16 e 21 anos, em muitos países.
A venda de certos produtos como cigarros, álcool, filmes e jogos eletrônicos com conteúdo pornográfico ou violento é proibido a menores de idade. Tais restrições de idade variam de país a país. Na prática, é possível encontrar pessoas que tiveram contato com estes produtos antes da maioridade.

Sexo com adolescentes

A relação sexual entre adultos e adolescentes é regulada pelas leis de cada país referentes à idade de consentimento. Alguns países permitem o relacionamento a partir de uma idade mínima (13 anos na Espanha, 14 no Brasil, Portugal, Itália, Alemanha e Áustria, 15 na França e Dinamarca, 16 em Noruega). Para além das restrições legais, a questão é muitas vezes tratada como um problema social, chegando alguns setores da sociedade a pregar a abstinência sexual nesta faixa etária.

Moda

A moda na adolescência é, em geral, característica de cada cultura e, muitas vezes, denota a vontade dos jovens em se mostrarem diferentes dos adultos. Nestes primeiros anos do século XXI, muitos rapazes passaram a usar camisetas (ou camisas pólos) combinadas com jeans largas e postas para baixo mostrando as suas cuecas boxer. As garotas usam roupas mais apertadas e curtas do mesmo gênero pois assim sentem-se diferentes. Como calçado, a opção são os tênis (a maioria para meninos) e salto alto para meninas assim, podem ser mais elegantes e dentro da moda.


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